quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Projeto Sarará Crioulo - Sim, negrx sou!

Oi, gente!

O dia da consciência negra além de ser um dia marcado pelas comemorações em homenagem a Zumbi, deve ser um dia de debate e reflexão sobre as questões desse grupo étnico racial. Sabemos que existem pessoas que gostariam que nós nos desclassificássemos , que dizem que nós devemos apenas nos enxergar como humanos e ponto final. Eu acho ótimo que os humanos se tratem como irmãos, se tratem como humanos, mas nunca, em tempo algum acho que isso deve significar que eu deva negar a minha cor, dizer que não sou negra, que sou apenas humana. Eu devo ter consciência da história que essa cor carrega, eu devo ter consciência de que minha cor implica da ideia que o mundo faz de mim, da ideia que eu faço de mim. Por isso, é importante sim afirmar para sociedade que na hora de nos segregar não nos vê como humanos, que sim, negrxs somos! Quantas pessoas já foram questionadas por se auto declararem negras? Quantas já ouviram alguns dizerem em tom de compensação "Ah, mas você é moreninha/parda/amarelinha". O projeto sarará crioulo dessa semana, traz os diversos tons e uma única certeza: Sim, negrx somos!


Maria Elizabeth

Tâmara Monteiro do canal Recacheando

Aline Silva

Talita Mustaine

Blinia Messias

Eva Lima escreve na página Pequena Eva- By Eva Lima no facebook  


Lucas Soares e a plaquinha mais linda

Geisa Ponce e Rosivaldo Ferreira

Daniel Vieira - futuro pedagogo

Geisa Ponce







“Desde que era impossível livrar-me de um complexo inato, decidi me afirmar como NEGRO. Desde que o outro hesitava em me reconhecer, só havia uma solução: fazer-me reconhecer” Fanon, Franz - Peles Negras, Máscaras Brancas. 


B.

4 comentários: